quarta-feira, 29 de junho de 2011

Alunos da escola Maria Tereza participam da formatura do PROERD


A formatura no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) de aproximadamente 1,4 mil alunos de 18 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), do quinto ano do ensino fundamental, acontece hoje (29.06) e amanhã (30.06), no salão social da Seleta. Foram aplicadas aos estudantes, durante todo este semestre, onze lições voltadas para o desenvolvimento de habilidades individuais, em especial o incentivo à tomada de decisões de forma consciente, segura e responsável.

Todos os anos, desde 1999, a Prefeitura de Campo Grande assina um convênio com a Polícia Militar para a realização dos cursos do Proerd. Para a secretária municipal de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, a parceria com a Polícia Militar não pode ser desprezada. 

“Essa integração é fundamental para a formação das crianças, já que nos dias de hoje existe a plena consciência de que, por meio da educação, a criança consegue adquirir uma postura de bom cidadão e, muitas vezes, a orientação que recebem do Proerd reflete em sua personalidade e o aluno colhe os frutos na vida adulta. É uma satisfação para nós educadores contarmos com esse apoio”, destacou a titular da Semed.

A aluna Nicole, do quinto ano da Escola Municipal João Evangelista, conta que o projeto lhe ajudou a adquirir um “estilo de vida saudável”. “Com as lições do Proerd, eu aprendi não só sobre as drogas que devemos evitar, que acaba com a vida das pessoas, mas aprendi a importância sobre a alimentação, a atividade física. Me ajudou a mudar a rotina. Muitas vezes por preguiça a gente não faz as coisas. Mas vendo da forma que o instrutor ensinou, despertou para o que vou colher lá na frente. Eu divido tudo isso com a minha família e meus amigos do bairro”, explicou.

A solenidade desta manhã, que se repete nesta tarde, às 14h, e amanhã (30), às 8h e 14h, contou com a presença do coordenador do Proed no Estado, o coronel da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Oscar Rodrigues. Desde a sua implantação no ano de 1997, o projeto já formou mais de 115 mil alunos. 

“Desenvolvemos o Proerd em mais da metade dos municípios do Estado. O resultado percebido é bastante positivo. É claro o fato de que as crianças têm absorvido a mensagem de uma vida mais saudável, como um bom cidadão. É a mensagem principal, já que o bom cidadão não faz uso de drogas, não incentiva ou participa de atos de violência e respeita o próximo”, enfatizou o coronel.

Confira as instituições municipais de ensino que realizaram o programa neste primeiro semestre: Y-Juca Pirama, Elizabel Maria Gomes Sales, José de Anchieta, Sá Carvalho, Arlindo Lima, Santos Dumont, João Evangelista, Sebastião Lima, Rachid Derzi, Kamé Adania, Tertuliano Meireles, Maria Lúcia Passarelli, Valdete Rosa da Silva, Harry Amorim Costa, Brígida Ferraz Foz, Maria Tereza, Domingos Gonçalves e Lenita Freitas.

Proerd – Os policiais militares desenvolvem o programa no 5º e 7º anos do ensino fundamental nas escolas públicas e particulares. A finalidade é transmitir uma mensagem de valorização da vida e enfocar a importância das crianças e adolescentes ficarem longe das drogas e das atitudes que geram violência



Fonte/Autor: Eliza Moreira DRT/MS 106
Matéria do site CG Notícias
Foto: Denilson Secreta
http://www.pmcg.ms.gov.br/cgnoticias/noticiaCompleta?id_not=12879 


Complemento da escola na matéria:

Pela Escola Maria Tereza, 165 alunos participaram da formatura, pertencentes as 5 turmas de 5º ano da escola. As professoras Rozemar, Cilene e Rosângela receberam o certificado de amigo do Proerd, juntamete com a Profª Nilvia Orientadora da escola.

Parabéns a todos os alunos e pais que participaram da formatura.

Em breve postaremos as fotos do evento, aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário