quinta-feira, 12 de novembro de 2015

EXPOSIÇÃO INTERATIVA SOBRE BIODIVERSIDADE BRASILEIRA


Alunos da EM Prof.ª Maria Tereza participaram da exposição interativa sobre biodiversidade brasileira promovida pela Fundação Grupo Boticário no Shopping Bosque dos Ipês


A exposição foi uma inciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e fez parte das comemorações de aniversário da ONG paranaense, que completou 25 anos em setembro. A atração foi totalmente gratuita e foi montada na Praça Central do Shopping Bosque dos Ipês.
Um novo olhar para a conservação

A atração que mais chamou a atenção dos visitantes na Conexão Estação Natureza foi o Cinema Sensorial 4D, no qual seis telas foram dispostas em 360º. Ao assistir um vídeo sobre a natureza do Brasil, os alunos receberam estímulos sensoriais, como frio, calor, vento e até mesmo chuva. Além disso, eles também foram estimulados com aromas que variam de acordo com os diversos ambientes naturais que aparecem na tela, em um vídeo de seis minutos em que ‘o tempo’ é o narrador.

Os alunos também tiveram a oportunidade de ‘viajar’ virtualmente por meio de óculos ‘rift’ para a Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação localizada no Paraná, dentro do maior trecho contínuo de Mata Atlântica do país.

Outra parte da exposição foi voltada para os jogos interativos que utilizam tecnologias inovadoras como a ‘kinect’, que permite às pessoas jogar sem o uso de controles em um game sobre serviços ambientais prestados pela natureza; e a ‘motion by hands’, em que os jogadores utilizam suas mãos em cima da tela, sem precisar tocá-la, para interagir nas diversas fases de um game sobre as mudanças climáticas.


Também foi desenvolvida uma espécie de enciclopédia das regiões naturais brasileiras, como a Amazônia, o Pantanal e o Pampa. Trata-se de um mapa ‘touch’, no qual os alunos puderam acessar informações sobre fauna, flora, características, aspectos culturais, grau de ameaça de espécies, entre outras, dessas regiões.
O Pantanal é o menor ambiente natural brasileiro, restrito ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, porém é uma das maiores extensões úmidas do planeta, além de ser muito rico em fauna e flora. Apesar disso, os sul-mato-grossenses dos grandes centros urbanos estão cada vez mais desconectados dessa biodiversidade local. Para mudar esse cenário, aproximando a natureza do dia a dia das pessoas foi criada a Conexão Estação Natureza, exposição interativa que une recursos tecnológicos e aprendizado sobre a biodiversidade brasileira.

Ensinando por pedaladas
Em um momento que o Brasil têm sentido efeitos das mudanças climáticas, como secas prolongadas, conscientizar sobre a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs), que são responsáveis pelo aumento do aquecimento global, é de extrema importância. Para isso, foi desenvolvida uma área na exposição na qual estão dispostas três bicicletas ligadas à reprodução em tamanho real de uma árvore de médio porte. Quando os visitantes pedalam, uma calculadora instantânea apresenta em tempo real informações de quanto se está economizando de combustível fóssil (gasolina, por exemplo) durante a pedalada, além da quantidade de GEEs que estão sendo deixados de emitir, entre outros dados.

Para a Prof.ª Márcia da Silva Teixeira, a interação dos alunos com a biodiversidade brasileira, de forma tão sensorial, incentiva a busca deles por conhecimento. " A exposição mostra aos alunos, aquilo que nós conseguimos apenas falar em sala de aula. É uma maneira prática de complementar nosso conteúdo, tirar os alunos de uma única realidade na qual ele vive, para conhecer tantas outras coisas que existem na natureza e principalmente qual o papel deles para garantir a conservação do planeta em que vivemos."

"A Conexão Estação Natureza foi pensada a fim de reconectarmos as pessoas à sua essência: ser parte da natureza, vivendo em equilíbrio com ela", explica Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.






Nenhum comentário:

Postar um comentário