sábado, 6 de agosto de 2011

Sábado de estudos para Professores e Equipe Técnica

Reunidos para mais um dia de estudo os professores, coordenadores, orientadores e supervisores, além da direção, tiveram a oportunidade de assistir o filme Taare Zameen Par - Every Child is Special (Taare Zameen Par, Índia, 2007).





Após o filme os professores receberam uma apostila construída pela Equipe Técnica da escola, onde constam as principais informações a respeito da dislexia, bem como de diversos outros problemas que nossos alunos possam enfrentar e que os professores devem estar prontos para atender. As discussões a partir daí se fazem de maneira subsidiada, garantindo ao corpo docente da escola os conhecimentos necessários para o atendimento a alunos especiais.


Sinopse do filme:

O filme Taare Zameen Par - Every Child is Special, produção e direção de Aamir Khan. conta a história de Ishaan Awasthi,um garotinho de oito anos de idade cheio de sonhos e de imaginação. As cores, os peixes de aquário, cães e pipas despertavam a atenção do menino e o transportavam para um mundo de fantasia alheio ao mundo dos adultos, o mundo do trabalho e da ordem, da competição e do capitalismo, do consumo e do perfeito.  Ocorre que enquanto Ishaan estava imerso neste universo, eis que sérios problemas vão se constituindo  no seu dia a dia, por não conseguir se encaixar aos ditos "padrões da normalidade". Sem ter a quem recorrer, o menino que apenas desejava ser compreendido, foi se afundando cada vez mais num abismo de culpa e de rejeição porque nem seus pais, ocupados com suas rotinas percebiam o que se passava, nem a escola que ao invés de investigar, passou a excluí-lo, reproduzindo desigualdades.



E foi assim, num cenário de inúmeras situações vexatórias, castigos, evidência de Bullying e desinformação que, ao se sentir ameaçado, seu pai tratou logo de encaminhá-lo para um colégio interno onde a ordem era  “disciplinar cavalos selvagens”. A solidão, a incompreensão sobre si mesmo, a separação e o abandono, só fizeram com que seu estado piorasse ainda mais, até que um professor substituto de artes, entra em cena e tão logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan, procura a família do garoto para conversarem sobre um possível quadro de dislexia, o que o leva a por em prática um ambicioso plano para resgatar aquele menino que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.


 É neste contexto que se passa a belíssima história. Uma lição de amor, de comprometimento de um professor com seus alunos, em especial o garoto Ishan, que passa a ser respeitado por todos não como um deficiente, mas sim como uma criança que merece um ensino de qualidade,  assim como todo o alunado.







Um comentário:

  1. QUE INTERESSANTE, VOU PROCURAR PARA ASSISTIR também.
    ESSA ESCOLA CONTINUA DEZ!!! PARABÉNS A TODOS E EM ESPECIAL A EQUIPE TÉCNICA POR PROPORCIONAR AOS SEUS PROFESSORES MOMENTOS TÃO IMPORTANTES.

    ResponderExcluir