A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA
INFANTIL NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Sabemos
que a importância dos livros paradidáticos na vida de uma criança que inicia
sua formação como leitora é inegável, pois é durante a infância que se tem os
primeiros contatos com os materiais escritos, e quando esses materiais estão ao
alcance da compreensão da criança, ela terá motivos a mais para gostar de ler.
É de fato importante para a formação do pequeno leitor, não apenas devido à
fácil leitura que nele pode ser feita pela criança, mas também pelas histórias
que deles podem ser contadas às crianças ainda não alfabetizadas, pelos debates
e opiniões que eles proporcionam e mesmo pelos jogos rítmicos que estimulam o
gosto e o hábito de ler.
É
com a ajuda dos livros paradidáticos que se pode influir sobre a vida afetiva e
estética da criança, iniciando-a no mundo literário e servindo como instrumento
para sensibilização da consciência, para a ampliação da disposição e o interesse
em analisar o mundo, pois os livros procuram mostrar à criança, o homem, as
aventuras, as culturas das sociedades, o ambiente, os comportamentos e as atitudes.
Para isso, eles se servem de fantasia que estimula a imaginação da criança,
levando-a a se sentir participante da história no momento da leitura. A leitura
que se baseia no desejo de ler e identificar-se abrindo o parêntese do
imaginário.
O
livro infantil ocupa um lugar privilegiado, pois nele podem-se encontrar duas
estratégias, a da palavra e a da forma, que poderá facilitar o entendimento e o
interesse pelo livro, pois toda criança dá mais atenção às coisas que lhes
agradem, e o livro infantil é um material atraente e agradável como diz
Meireles (1984, P.61):
“O Livro é de moral prática, e o infante acredita na
aprendizagem do exemplo. Vai mais longe sua visão pedagógica: as pessoas
seguem, na aprendizagem, o caminho que lhes parece mais agradável...”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário