sexta-feira, 20 de maio de 2016

BIBLIOTECA EM MOVIMENTO


            A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DO LEITOR
    
                                    
Sabemos que a importância dos livros paradidáticos na vida de uma criança que inicia sua formação como leitora é inegável, pois é durante a infância que se tem os primeiros contatos com os materiais escritos, e quando esses materiais estão ao alcance da compreensão da criança, ela terá motivos a mais para gostar de ler. É de fato importante para a formação do pequeno leitor, não apenas devido à fácil leitura que nele pode ser feita pela criança, mas também pelas histórias que deles podem ser contadas às crianças ainda não alfabetizadas, pelos debates e opiniões que eles proporcionam e mesmo pelos jogos rítmicos que estimulam o gosto e o hábito de ler.
                                       

É com a ajuda dos livros paradidáticos que se pode influir sobre a vida afetiva e estética da criança, iniciando-a no mundo literário e servindo como instrumento para sensibilização da consciência, para a ampliação da disposição e o interesse em analisar o mundo, pois os livros procuram mostrar à criança, o homem, as aventuras, as culturas das sociedades, o ambiente, os comportamentos e as atitudes. Para isso, eles se servem de fantasia que estimula a imaginação da criança, levando-a a se sentir participante da história no momento da leitura. A leitura que se baseia no desejo de ler e identificar-se abrindo o parêntese do imaginário.


O livro infantil ocupa um lugar privilegiado, pois nele podem-se encontrar duas estratégias, a da palavra e a da forma, que poderá facilitar o entendimento e o interesse pelo livro, pois toda criança dá mais atenção às coisas que lhes agradem, e o livro infantil é um material atraente e agradável como diz Meireles (1984, P.61):

 “O Livro é de moral prática, e o infante acredita na aprendizagem do exemplo. Vai mais longe sua visão pedagógica: as pessoas seguem, na aprendizagem, o caminho que lhes parece mais agradável...”.

                                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário