sexta-feira, 4 de julho de 2014

Webfólio Vespertino - 1º Semestre 2014

ESCOLA MUNICIPAL MARIA TEREZA RODRIGUES – VESPERTINO
CSPTEC MARIELLY PARRELA

Sou formada em História na Universidade Católica Dom Bosco, atuo como CSPTEC há pouco mais de um mês na Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues no período Vespertino. Nossa escola atende alunos do Pré ao 9º ano. Nossa estrutura está divida em 27 salas de aula, Laboratório de Ciências, Biblioteca, Sala de Recursos somando com as salas administrativas.
Atendemos todas as turmas, uma vez que, só possuímos uma Sala de Informática. Os trabalhos que serão apresentados neste Webfólio foram realizados no período vespertino durante o 1º semestre de 2014. As atividades realizadas possuem como objetivo maior a interação do aluno com a tecnologia para atingir o seu aprendizado.

SALA DE INFORMÁTICA EM AÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2014

Neste 1º semestre de 2014, foram realizadas as seguintes aulas descritas abaixo:

1.     Projeto Jornal Escolar
2.    Aula Temática: Copa do Mundo
3.    Aula Temática sobre Piolho
4.    Aula de Ciências – Sistema digestório


1. Projeto Jornal Escolar- Vespertino

Nesse ano de 2014 as professoras de língua portuguesa, Fabíola e Tatiane, e a professora de arte, Jusimara, irão desenvolver um projeto que visa a elaboração de um jornal. Para tanto, as mesmas utilizarão a sala de informática para apresentação dos principais temas que serão abordados no jornal, sendo eles: Bullying, sexualidade na adolescência e o uso de drogas. A professora Fabíola, de Língua Portuguesa, já esteve na sala de informática com seus alunos do 6º ano D. O assunto trabalhado foi o Bullying em suas diversas formas. A culminância deste projeto será no 2º semestre de 2014.


Em outro momento, tivemos uma palestra sobre o assunto “Doenças sexualmente transmissíveis”, com o objetivo de levantar questões sobre sexualidade e sensualidade na adolescência. Na ocasião, os alunos puderam tirar muitas dúvidas, principalmente através de uma dinâmica de perguntas e respostas.

   
  
Este projeto ainda está em andamento, devido a isso, falta algumas atividades a ser realidades e expostas para a escola e comunidade. No Webfólio do 2º semestre será apresentado o trabalho completo.

2. Aula Temática Copa do Mundo
A professora Ana Lasclota, de Arte, levou seus alunos do Pré II B na sala de informática para realizarem atividades sobre a Copa do Mundo. Foi a primeira aula que eles tiveram na sala de informática, de início eles ficaram um pouco ansiosos, mas com o auxílio da professora Ana, logo pegaram o jeito para fazer a atividade. Na ocasião a professora utilizou os seguintes recursos:

Vídeo: Somos um só

Atividades no kolourpaint para pintar a bandeira do Brasil e o Mascote da Copa, o “Fuleco”.
 


A aula foi bem divertida e eles se interessam muito para realizar a atividade proposta. Foi muito importante para os alunos esse primeiro contato com o computador, pois muito deles não possuem. Facilitou o seu aprendizado e despertou o seu interesse.  

Com a turma do 5º ano, além de apresentar o vídeo a Professora apresentou aos alunos alguma curiosidades da Copa, utilizando a apresentação Copa do Mundo 2014. A atividade proposta, realizada por meio do programa de pintura, kolour paint, em que os alunos tinham que desenhar as Bandeiras dos países participantes da copa de 2014.

  
  

3) Aula Temática sobre o Piolho

Os alunos do 3º ano G estiveram na sala de informática com a professora Cássia, de ciências, para uma aula sobre Piolhos. O objetivo da aula, consistia em passar as informações necessarias aos alunos para que fizessem a prevenção.
A introdução da aula foi dada a partir do vídeo: Mitos e verdades sobre piolhos. Após o vídeo a professora fez uma discussão com os alunos sobre o q foi apresentado.
Os alunos fizeram a  Atividade de depois assistiram um Vídeo da turma do Cocoricó.


      
Foi uma aula muito produtiva, pois através dos vídeos e do bate-papo com a professora os alunos aprenderam sobre o Piolho.

4) Aula de Ciências sobre Sistema Digestório

Os alunos do 4º ano G foram até a sala de informática com a professora de ciências, Elidiane para realizarem três atividades sobre o sistema digestório.





  
 As atividades foram realizadas através de jogos, o que proporcionou aos alunos de aprenderem brincando.


Essas foram algumas das atividades realizadas na Sala de Informática no período vespertino. As tecnologias da educação favorecem a transformação da informação para o conhecimento, uma vez que,  é fundamental  no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos. Juntamente com a missão escolar, as TICs abre caminhos para a formação de cidadãos atuantes no futuro do nosso país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário