segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sala de Informática em Movimento

Webfólio - Curso AVA

Reconto Coletivo: As abelhas e as formigas


Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues
CSPTEC: Josiane Colombo Pedrini Esquinca
Turma: 4º F
Turno: Vespetino
Nº de alunos envolvidos: 30

Introdução

           É fato que há muitos recursos da Web 2.0 disponíveis na rede. Sendo que vários desses recursos possibilitam a aprendizagem dos conteúdos curriculares por meio da autoria.
            Considerando o fato de que vários professores da Escola Municipal Prof.ª Maria Tereza Rodrigues ainda não utilizam ou não conhecem recursos da Web 2.0, é pertinente apresentar a atividade apresentada neste webfólio para tais professores, dando-lhes a oportunidade de conhecer algumas dessas ferramentas e instigar a curiosidade para posteriormente conhecerem outras. Além de propiciar aos alunos realizar uma produção coletiva e colaborativa por meio da autoria.

Desenvolvimento

1ª aula:
            Inicialmente, a professora da turma disponibilizou a história "As abelhas e as formigas" de Lenira Almeida Heck, (disponível no site: Domínio Público) em material impresso para todos os alunos fazerem a leitura individual. Após a leitura, houve um momento de diálogo dos alunos com a professora, sobre a história e personagens. Ao fim do diálogo, os alunos coloriram as ilustrações da história que estavam em branco e preto.

2ª aula:
            A professora trabalhou em sala a interpretação da história através de um questionário que abordou os principais fatos ocorridos no desenrolar da obra.

3ª e 4ª aulas:
            Os alunos foram até a sala de informática para realizarem o reconto da história " As abelhas e as formigas". Fizeram isso coletivamente, ou seja, cada dupla de alunos ficou responsável por fazer o reconto de uma parte da história, com auxilio da ferramenta de apresentação do Google Drive. Ocasião em que a professora fez as intervenções necessárias para que o texto ficasse bem estruturado.
            Para finalizar, já na sala de aula, a professora fez a leitura da versão final do reconto coletivo elaborado com a colaboração de todos os alunos da sala, com o auxílio do data show.

Registros Digitais


                Abaixo está apresentada a proposta de trabalho completa do reconto coletivo.



           Através do link abaixo é possível acessar a atividade online no Google Drive realizada pelos alunos na sala de informática. 
Atividade no Google Drive



             Abaixo é possível visualizar a versão completa da história: As abelhas e as formigas. Na sequência ha um link do endereço de onde a história foi retirada (Domínio Público).



As abelhas e as formigas (Domínio Público)

            Na apresentação a seguir estão disponíveis algumas fotos feitas durante a realização da atividade em sala de aula e também na sala de informática.








                                                                  Análise Didática


           A atividade "Reconto Coletivo: As abelhas e as formigas" foi bastante significativa para o aprendizado dos alunos do 4º ano F. A participação de todos os alunos foi efetiva, tanto na sala de aula, como na sala de informática.
                 Os alunos gostaram de usar a ferramenta de apresentação do Google Drive. E acharam muito interessante poder acompanhar do próprio computador, simultaneamente, a produção que todos os colegas faziam nos outros computadores instantaneamente.
              Foi uma ótima oportunidade de aprendizagem para os alunos, ocasião em que os mesmos desenvolveram uma atividade com autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário