sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sala de Informática em Movimento

Aula de Língua Portuguesa - Matutino

          Com o objetivo de levar os alunos do 5º ano A a despertar o gosto pela leitura, a professora Cilene Antonia Costa desenvolve todos os anos dentro de sua prática pedagógica algumas atividades que estimulam a turma a ler mais e dessa forma aprimorar a escrita, ampliando a capacidade de raciocínio, vocabulário e criatividade.
      Toda segunda-feira a professora lê uma história para a sua turma (contos, lendas, historias reais, fábulas, etc) e a seguir é feita uma pequena discussão sobre as ideias apresentadas nos textos e um registro escrito do tipo de texto, título, autor, personagens, localização temporal e espacial dos fatos, opiniões sobre a história.
          Nos demais dias da semana cada aluno (por ordem alfabética) lê para a classe um trava-línguas, poemas, parlenda ou história da coleção Terapia Infantil.
          Dando prosseguimento a rotina de prática de leitura e para enriquecer as aulas a professora levou os alunos na sala de informática para em dupla fazerem um reconto da história que leram ou ouviram que mais lhe chamaram atenção durante as aulas de leitura. O texto foi escrito no software EduBar, ferramenta disponível no Linux Educacional, em ABC, multidisciplinar, série educacional (Gcompris) editor de texto e as ilustrações montadas no TuxPaint.













Os alunos curtiram as aulas de Leitura e as produções e ilustrações na sala de informática foram criativas e interessantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário