sexta-feira, 8 de abril de 2011

Proerd entra na guerra contra o bullying


Pelo décimo quarto, a Prefeitura de Campo Grande renova a parceria com a Polícia Militar para desenvolver o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nas escolas da Rede Municipal de Ensino. No primeiro semestre de 2011, o programa será desenvolvido em 36 escolas da Reme e deve atingir aproximadamente três mil alunos do quinto ano. No segundo semestre, o Proerd vai atender 29 escolas municipais com alcance a outros 2.800 estudantes aproximadamente.

As aulas do Proerd acontecem uma vez por semana no período de seis meses. O conteúdo do programa, reunido numa cartilha com diversas lições, é dado por um instrutor da Polícia Militar. O material informativo é um instrumento de prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, abordando alguns eixos temáticos, a exemplo do tópico de incentivo à auto-estima dos jovens para ensiná-los a resistir às pressões cotidianas.

A cartilha é um trabalho feito em conjunto entre a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), responsável pela edição e impressão do material didático. “Os cadernos orientativos deste ano trazem algumas novas lições, como o acréscimo da temática do bullying”, esclareceu Maria Ivete Silveira, responsável pelo Proerd na Semed.

Para Ivete, a parceria com a Polícia Militar está dando certo. “As crianças saem com resistência ao uso das drogas, o programa fortalece o conhecimento e a decisão dos alunos de não se envolverem com esta questão”, pontuou.

O Proerd tem como público alvo os estudantes do quinto ano, que estão na pré-adolescência e “pela vivência, principalmente na entrada e saída da escola, acabam mais vulneráveis ao contato com as drogas”, argumentou a técnica da Semed.

Proerd – resulta num esforço cooperativo entre a Polícia Militar, educadores, pais e a comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula (tanto de escolas públicas como particulares). A meta é prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre as crianças e os adolescentes.

Matéria do CG Notícias por Júlia Torrecilha Mtb/MS

Na escola Maria Tereza as aulas do Proerd ocorrem nas terças e quartas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário